Aqui o ser orgânico não se deteriora. Petrifica-se
Semana de Performance da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Museu Oscar Niemeyer, 2019
Em agosto de 1883, Dom Bosco, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida” e que seria “uma riqueza inconcebível de onde jorraria leite e mel”. O sonho profecia do santo italiano teve papel fundamental para a escolha do sítio onde seria construída a nova capital do Brasil.
Por meio destas narrativas e de tantas outras, é possível observar que no Brasil, a ideia do progresso foi disseminada através da construção de Brasília e da reinterpretação antropofágica do movimento moderno. Porém o que percebo, é que aqui e em outros lugares, o progressismo tornou-se somente um momento histórico ao invés de um ideal a ser perseguido constantemente. Certamente houveram muitos percalços históricos que fizeram com que isso acontecesse, porém fica ainda mais evidente essa constatação com base na atual conjuntura política do país, onde o conservadorismo autoritário tomou conta de todo e qualquer agenciamento.
Esta performance expressa situações arquitetônicas, musicais e sociais que expressam de maneira irônica a trajetória histórica deste pensamento progressista da sociedade modernista brasileira, simbolizando o seu fracasso.
Here the organic being does not deteriorate. Its petrify
Performance Week of the Curitiba International Biennial of Contemporary Art. Oscar Niemeyer Museum, 2019.
In August 1883 Don Bosco dreamed that he was on a trip to South America - a continent he had never visited. In the dream, he passed through various lands between Colombia and southern Argentina, glimpsing peoples and riches. Upon reaching the area between parallels 15 ° and 20 °, saw a special place, where, in the words of an angel who accompanied him in his view, would appear “the promised land” and it would be “inconceivable wealth which would gush milk and honey”.The dream prophecy of the Italian saint had a fundamental role in choosing the place where the new capital of Brazil would be built.
Through these narratives and many others, it is possible to observe that in Brazil, the idea of progress was disseminated through the construction of Brasilia and the anthropophagic reinterpretation of the modern movement. But what I realize is that here and elsewhere, progressivism has become only a historical moment rather than an ideal to be pursued constantly. Certainly there were many historical mishaps that made this happen, but this finding is even more evident based on the current political conjuncture of the country, where authoritarian conservatism took over any agency.
This performance expresses architectural, musical and social situations that ironically express the historical trajectory of this progressive thinking of Brazilian modernist society, symbolizing its failure.